Inscreva-se no canal

Coloque seu melhor email para receber as atualizações do blog!

Últimos vídeos

Bósnia_Sarajevo_Jumnako_blog El Ropero
Cultura

Bósnia e Herzegovina

E ai galera do El Ropero, tudo bem? Desculpem-me por ter sumido, mas prometo que as próximas postagens vão compensar! Já aviso que fiquei obcecada pelos destinos a seguir e passei algumas horas lendo textos e vendo vídeos.

Pronto, fui para o lugar mais maluco que poderia ir e agora qualquer destino para bater esse precisará ser muito incrível! Começo com um post geral porque este é um estado com uma trajetória complicada e palco de muita violência. Sua capital é geralmente lembrada como o lugar que desencadeou a Primeira Guerra Mundial, com o assassinato do Franz Ferdinand da Áustria, o que, pelo menos na minha época, se estuda na escola.

DSCN3679

Prédios da época da União Soviética

DSCN3688

Ainda é possível encontrar diversas casas abandonadas e destruídas, ou que ainda não foram acabadas.

DSCN3926

A ponte Latina e uma mesquita ao fundo, um dos cartões postais de Sarajevo

Já no começo dos anos 90 com o desmantelamento da Iugoslávia, os Bósnios croatas e os Bósnios muçulmanos lutaram pela criação de uma república multinacional e independente, mas os Bósnios Sérvios queriam manter-se anexados à Sérvia, o que resultou numa absurda guerra civil até 1995. As marcas dessa guerra são ainda visíveis nos prédios com marcas de balas e no chão onde granadas explodiram. É assustador, mas também fascinante, onde você olha dá para tentar reconstruir uma história e as pessoas um pouco mais velhas podem te contar um pouco de suas impressões. E elas contam mesmo, muitas falam inglês super bem e algumas até arriscam espanhol. O turista é muito bem recebido na Bósnia e Herzegovina, ainda mais se falar que é brasileiro, eles têm muito orgulho de ter participado da Copa e acham impressionante ver uma pessoa do Brasil “perdida” por lá.

DSCN3947

Marca de granada

DSCN3746

Sarajevo é muito mais que o local do estopim da grande guerra, é uma das grandes capitais culturais do mundo, onde o oriente encontra o ocidente, a cada 50 metros você pode encontrar uma mesquita, uma igreja ortodoxa e uma sinagoga. Além de ótimos restaurantes, cafés, pubs e feiras de artesanatos super criativas.

DSCN3729

A culinária consiste em carne, como esse prato de Ćevapčići, e muitos doces deliciosos, além do café ao estilo turco, eu comprei um kit como o da foto abaixo, muito lindo!

10802064_10152847099111900_6008923512356028554_n

Mas o que mais gostei, é que subindo as montanhas, podemos ver neve e descendo em direção ao litoral um lindo rio com águas azuis! Mostro mais no próximo post!

DSCN3770

 Até o próximo post! 

Acompanhem o blog nas redes sociais: Instagram | Pinterest | Facebook |Youtube

Previous Post Next Post
Faça um comentário Voltar ao topo

1 Comment

Leave a Reply